Projetos de Pesquisa

2020 – Atual

Práticas e reflexões em torno de etnografias audiovisuais participativas

Descrição: A partir dos trabalhos e das produções audiovisuais participativas realizados com populações nas cidades de Belém do Pará, Natal e em Melgaço do Minho e do Marajó este grupo de pesquisadores das áreas da antropologia, das artes e da comunicação propõem-se apresentar processos e resultados destas pesquisas e produções, os contextos sócio históricos de sua realização, os fundamentos e o debate teórico em torno dessas práticas e criar condições para a interação e o debate participativo e questionar as dimensões epistemológicas, éticas, estéticas e políticas das metodologias participativas e das produções audiovisuais. Sobretudo interessa-nos refletir conjuntamente sobre a construção colaborativa do conhecimento, o conhecimento orientado para a ação, os papéis dos atores sociais, das comunidades e dos pesquisadores no processo colaborativo de construção do conhecimento, da produção audiovisual, da resposta aos problemas identificados pelos locais (possuidores dos dados). Interessa-nos também consolidar grupos de estudos interdisciplinares que trabalham com a temática, com o objetivo de produzir e difundir novos conhecimentos e novas metodologias com relação a imagem e som nos processos de fortalecimento de autonomia e de exploração das dimensões emocional e de pragmáticas de ação na identificação e resolução de problemas e na sensibilização e formação de estudantes no desenvolvimento de práticas e reflexões em torno de etnografias audiovisuais participativas. O projeto atualmente partilha pesquisas realizadas pela AO NORTE ? Associação de Animação e Produção Audiovisual (Portugal), Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do rio Grande do Norte; com grupos de Pesquisa (VISAGEM ? Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual, NAVIS Núcleo de Antropologia Visual, CINEMAS ? Grupo de Estudos em Cinema e Narrativas Digitais, PRAGMa ? Pragmática da Comunicação) e Festivais de Cinema Documentário e Etnográfico..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Maria Angela Pavan – Integrante / Lisabete Coradini – Integrante / Denise Cardoso Machado – Coordenador / José da Silva Ribeiro – Integrante / Alessandro Ricardo Pinto Campos – Integrante.

2019 – Atual

Narrativas audiovisuais e itinerários urbanos

Descrição: Objetivo geral é fortalecer a concepção etnografias audiovisuais compartilhadas, integrar os resultados do projeto na formação dos estudantes de graduação de ciências sociais e divulgar as boas práticas desenvolvidas pelos pesquisadores e pelos estudantes envolvidos no projeto através da realização e exibição dos documentários produzidos, bem como ciclos de cinema, que possam se tornar imprescindíveis ao longo da pesquisa. Objetivos específicos : Desenvolver práticas de pesquisa em ação (phronesis) com moradores nos bairros da cidade de Natal: Rocas e Cidade Alta (beco da lama e adjacências). Realizar etnografia de rua com câmera na mão no bairro das Rocas e beco da lama e adjacências . Realizar documentários sobre a história dos bairros da Rocas e Cidade Alta. Utilizar procedimentos metodológicos baseados na observação participante, entrevistas, registros audiovisuais. As análises teóricas seguirão os princípios e ferramentas da antropologia urbana, antropologia sonora e audiovisual..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Maria Angela Pavan – Integrante / Lisabete Coradini – Coordenadora.

O uso da imagem na pesquisa social e no ensino de antropologia  (2010)

Descrição: O projeto o uso da imagem na pesquisa social pretende através das experiências de uso de imagens (fixas e em movimento) refletir sobre a possibilidade de criação de uma metodologia (áudio)visual para as pesquisas sociais. Promover a capacitação de pesquisadores ao uso destes recursos incentivando à produção técnica- científica de materiais audiovisuais bem como o estímulo à interação entre os vários grupos de pesquisadores. O projeto irá se caracterizar pelo desenvolvimento de diversas pesquisas etnográficas realizadas por todos os pesquisadores e pelos alunos com bolsa de iniciação científica vinculadas ao projeto apresentando os resultados a partir de etnografia descritiva e narrativa tanto no suporte clássico da escrita como nos suporte audiovisual e hipertexto. Compreende-se assim, a importância do uso da imagem não só no campo da pesquisa, mas no estudo crítico da produção textual e divulgação dos resultados da pesquisa em que expõe a interpretação do pesquisador, acrescentando outros meios de representação à descrição etnográfica.

Pós-colonialismo e cinema (2010):

Descrição: O primeiro desafio é entender o cinema africano e, que, o cinema africano é fundamentalmente uma atividade e uma experiência pós-colonial. O cinema africano ganhou destaque nas duas áreas geográficas que compreende os países norte – africanos (Tunísia, Marrocos, Argélia) e outra área, que engloba países ao sul do Saara, Benin, Costa De Marfim, Guine, Senegal, Mali, Mauritânia, Níger, Burkina Fassso, Chade, Republica Centro Africana, Gabão e Congo. Como também Togo e Camarões. O cinema na África foi um veículo importante para mostrar as contradições da situação pós- colonial. Segundo Roy Armes (2007, 143) para se entender a situação contemporânea da África é necessário considerar a natureza da independência, mais precisamente o que ocorreu entre 1958 e 1962. A grande maioria dos países pós-independência queria construir um Estado-Nação moderno. Que lugar ocupa o cinema num continente tão devastado pela guerra? Quais os principais temas e quais os principais cineastas?  Imagens e discursos sobre as cidades latino-americanas (2006 à 2008): Descrição: Este trabalho pretende analisar as imagens e discursos sobre a cidade moderna. Observar as historias das cidades, reconhecer seus desafios, registrar os edificios, as casa, as instituições públicas, os museus, as igrejas que representam a modernidade na cidade. Este trabalho privilegia a dimensão visual, para tanto serão utilizadas técnicas da antropologia visual. (Brasil,Cuba.México).

Bairros na Memória: Ponta Negra, Natal, RN (2004 à 2006)

Descrição: O objetivo da pesquisa é resgatar a história oral de diferentes gerações com a intenção de perceber as imagens da cidade do Natal construídas pelos seus moradores. Para tanto iremos privilegiar o bairro Ponta Negra. Esta investigação privilegia o uso da imagem fixa e em movimento na pesquisa social. As fotografias serão utilizadas em dois momentos distintos: num primeiro momento a fotografia irá proporcionar a reprodução de uma determinada época, seja em arquivos privados ou públicos. E num segundo momento irá captar o instante presente, os entrevistados e os lugares de memória.

Narrativas Visuais de uma comunidade em vias de extinção: Complexo Penal Dr. João Chaves, Natal, RN. (2001 à 2003)    

Descrição: Narrativas visuais de uma comunidade em vias de extinção tem como objetivo documentar os últimos meses de funcionamento de complexo penal Dr. João Chaves como penitenciária de regime fechado. A pesquisa tem como objetivo narrar, utilizando recursos iconográficos aspecto físico do presídio e suas transformações através dos anos, suas dependências e estruturas de funcionamento. Como também seus habitantes, funcionários e guardas e suas relações com a comunidade externa.

A cultura no urbano: a comunidade do Lajedo de Soledade (Apodi, RN. 2000 à 2002)

Descrição: O projeto pretende realizar um levantamento junto a comunidade que reside próxima ao sitio arqueológico Lajedo de Soledade (Apodi,RN). Trata-se de um estudo antropológico e visual sobre os aspectos rurais/urbanos e da prática associada ao modo de vida citadino dos moradores que vivem próximos ao Lajedo. Este levantamento consiste em verificar o grau de conscientização dos habitantes de Soledade e das potencialidades econômicas que podem ser desenvolvidas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos:

Graduação ( 1) /Especialização ( 1) . Integrantes: Flavio Gurgel – Integrante / David Livingstone Fernandes Bezerra – Integrante / Fernanda Gurgel –Integrante / Lisabete Coradini – Coordenador.

Projetos de extensão

2016 – Atual

Narrativas, memórias e itinerários (2016)

2015 – 2015

Workshop de documentário

2015 – 2015

III Festival de Filmes Africanos

2014 – 2014

II Festival de Filme Africano

2013 – 2013

Cinema pela Verdade

2012 – 2012

Mostra Internacional de Filmes do Caribe

2012 – 2012

Cinema no Caribe

2012 – 2012

Roda de Conversa Ciganos : identidades, memórias e resistências

2015 – 2015

Roda de Conversa; chukal sos pirela, sokal jirela

2014 – 2014

Exposição Multimídia de Antropologia Visual Itinerários urbanos, visuais e da diáspora.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s